“Alabama” tema de Francisco F. Cerqueira para o álbum “Louisville” / Apresentação Jazzmessengers Lisboa 03 de fevereiro 2023
Alabama” Francisco Cerqueira
“Louisville” – Palavras ditas na apresentação de 03 de fevereiro Lisboa Cidade:
… Este álbum “Louisville” não faz sentido sem música. Os músicos que tocam neste disco fizeram composições de raiz sobre os áudios, ruídos e registos de entrevistas que se cruzam nos textos e nas fotografias ou nos desenhos.
Os Thee Magnets de Carlos Moura , João Calheiros e Maurício M./ Guilherme Lucas, que fundou os Cães Vadios nos anos oitenta e há dois anos fez um admirável trabalho chamado “Rádio Bukowsy” também editado pela TRADISOM/; o Vaz PaTTo e todos os Lödo, o erudito Óscar Pinho, o Rui Sousa e o João que chegaram a musicar o livro “Do Paraíso ao Inferno” de William Blake antes de fazerem 19 anos, e o Francisco Cerqueira compuseram, na minha opinião, o disco mais importante do ano passado feito em Portugal.
Todos estivemos presentes (E OUTROS E OUTROS), em palco ou fora dele, no melhor concerto que já vi na vida – e vi Frank Sinatra – Esse concerto durou dez minutos num liceu do Porto. Todos os músicos que participam no Louisville estiveram nesses dez minutos, mas isso são outros assuntos. São pessoas com extremo bom gosto, espírito crítico forte, são eruditos naquilo que fazem e transmitem e sobretudo têm o espírito livre e independente dos desertores.
Sobre o Francisco, aquilo que posso dizer dele: tem uma personalidade racional entre o germânico e o nipónico, pensa como um cientista, nunca deixa ninguém para trás e toca guitarra porque gosta de tocar guitarra e fez este tema “ALABAMA”, sobre uma sociedade estranha que idolatra as armas de fogo sobre um barril de pólvora.
Espero que acabe a apresentar o “Louisville” em Las Vegas, vestido de Elvis. Vamos ouvir.
Tags: capitol, guns, Louisville, Pedro sousa Pereira, violence